quinta-feira, 18 de outubro de 2007

MAIS REFORÇO PARA AS MILÍCIAS


MAIS 14 POLICIAIS PRESOS






Polícia Civil faz remanejamentos e troca delegado que chefiou inquérito contra policiais militares.



A 1ª Vara Criminal de Duque de Caxias aceitou na íntegra denúncia apresentada pelo Ministério Público contra policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) que estariam recebendo propina de traficantes das favelas Santa Lúcia e Parada Angélica, em Caxias.

Na madrugada de ontem, mais 14 denunciados foram presos ao se apresentarem em suas unidades — 13 no 15º BPM e um no 22º BPM (Maré). Até ontem à noite, os dois últimos da lista de 73 denunciados e que tiveram mandados de prisão expedidos ainda não haviam se apresentado.

O MP apresentou denúncia de acordo com o resultado do inquérito 745/06 da Corregedoria Geral Unificada (CGU), que investigou o possível envolvimento de 73 PMs, a maioria do 15º BPM, e sete traficantes que pagariam propinas semanais a PMs para não reprimirem o tráfico.

Com 1.200 páginas, o inquérito tem detalhes como valores, local e dias da semana em que a propina era paga, além de revelar que 35 veículos da PM foram usados e que os policiais estavam fardados quando recebiam em seus plantões dinheiro de duas traficantes que estão presas. Elas apresentaram a contabilidade das propinas e identificaram por foto e apelidos todos os envolvidos. De acordo com a denúncia, alguns PMs continuaram a receber propina, mesmo atuando em outras localidades. Seis PMs foram denunciados por associação para o tráfico por protegerem bocas-de-fumo, evitando a chegada de patrulhas de fora do esquema.

Ontem, o Departamento de Polícia da Capital (DPC) deu início a um remanejamento de delegados, com 13 substituições, começando pelo delegado André Drumond, que investigou a denúncia contra os PMs de Caxias. Ele foi transferido da 59ª DP (Caxias) para a 13ª DP (Ipanema). Para o seu lugar foi designado Fábio Pacífico, que sai da 58ª DP (Posse). Já Ivo Raposo Júnior deixa a 13ª DP e se apresenta como adjunto no DPC.


Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...