quinta-feira, 5 de novembro de 2009

RESTAURANDO UM SONY VAIO


Problemas de restauração com um Sony Vaio?*


Tive um problemão com meu Vaio VGN-FW140AE. Mas serve para todos os modelos ao que percebi e, ao deparar com esse texto que me tirou da sinuca de bico em que me encontrava, resolvi compartilhar.

Você pode fazer o mesmo, divulgando em seu blog e dando o crédito ao Guia do Hardware, como estou fazendo.

Vejam como é simples:

"No nosso caso, o notebook foi vendido e para ser entregue para seu novo dono, queríamos restaurar tudo de fábrica. As instalações que tinham estavam com problemas, 3 anos de uso, muita porcaria instalada e travando muito. Não queríamos simplesmente formatar e instalar um windows pirata qualquer porque isso tiraria muitos dos benefícios que um VAIO com tudo orignal de fábrica traz. No nosso caso aqui, o drive de CD-RW não funcionava, estava com problema e não era possível nem gravar os CDs do Kit de recuperação. Tentamos de tudo, inclusive instalar programas que simulam Drivers CD-RW para gravar ISOs desses CDs e depois gravar em outro micro... Isso só piorou a configuração do notebook, deixando mais lento. Depois de um tempo, conseguimos um drive Gravador bom para colocar no lugar. Colocamos e ao executar o VAIO Recovery Wizard obtivemos mensagem de erro dizendo que não era possível encontrar a partição de recuperação. Ou seja, vexemos tanto no notebook tentanto simular essa gravação de CDs que acabamos piorando a situação. Nessa altura o notebook passou para minha mão para tentar resolver o problema, isso já depois de uns 3 a 4 meses... Pois bem, contatei o suporte da Sony VAIO americana, e me passaram a solução, que se encontra no seguinte link: http://www.iq.sony.com/srvs/autoresponsev4.asp?id=338327 Resumindo o que se encontra neste link. Se você deseja restaurar toda a configuração de fábrica, do ZERO (lei-se aqui excluir TODOS os arquivos), e se a partição de recuperação estiver inacessível através do Software Recovery Wizard no Windows, ela ainda assim pode estar lá intacta, invisível para o Windows. Nesse caso, ao ligar o Notebook, pressione a tecla F10 antes do carregamento do Windows. Como se fosse um "F8" de inicializar em modo de segurança. Para não perder o momento, é comum ficar apertando a tecla F10 várias vezes até chegar o momento certo, embora não precise. Deverá aparecer a tela do Sisteme de Recuperação que não depende do Windows, ou instalações dos programas Sony, nem precisa de CDs. Ele irá restaurar todo o sistema a partir dessa partição "escondida", isso se ela estiver lá... MAS ATENÇÃO! Este será o caso somente se a intenção for restaurar TODA configuração que veio originalmente, apagando TODOS os arquivos do drive C. Antes disso, é recomendável transferir todos arquivos, pastas e configurações pessoais para outro micro. Ficamos 4 meses tentando fazer algo que em 5 minutos o suporte da Sony americana nos ajudou a fazer."

Pois é, e tudo termina am sorrisos...

Fonte: o excelente sitio Guia do Hardware


*Utilidade Pública

35 comentários:

Unknown disse...

Então quando se clica no F10 não se perdem os drivers de som? É que formatei o meu pc e perderam-se os drivers todos. Agora com o F10 como é?

Paulo da Vida Athos disse...

Caro Tuc, no endereço abaixo procure o modelo de seu VAIO. Encontrará todos os programas e drives dele:

http://esupport.sony.com/BR/perl/select-system.pl?region_id=8&Change_Template=4&session_id=cdc58a1f03da7955e51df29984b940b0&DIRECTOR=DRIVER&PRODTYPE=1%2C24%2C72

Unknown disse...

Sim eu sei paulo.
Mas a minha pergunta era se os drivers ficavam ou não...
Cumprimentos
Tuc.

Unknown disse...

ahh quando falei em drivers falo em todos.. os de som eram um exemplo....

Paulo da Vida Athos disse...

Os drives ficam. Sempre. A ação com a F10 devolve á configuração original de fábrica. Mas caso não tenha ocorrido em seu caso, sem problemas. Vá ao link que postei antes e, lá, encontrará tudo para seu modelo. Caso seja do Brasil, vá no link para Brasil. Caso seja de outro pais, leia acima no site do link que encontrará o pais para onde deverá se reaparelhar com o que serve para seu modelo.

Unknown disse...

ok muito agradecido Paulo!
Lá cliquei no f10 e correu tudo ás 1000 maravilhas!
Cumprimentos e Bom ano Novo!

Lucas Oliveira disse...

Cara é o seguinte eu formatei meu sony vaio completamente pq ele veio com o teclado em inglês....más eu coloquei uma versão falsa do windows...e deu mô problemão vlh...ele ficou sem o driver de video e sem todas as funções q veio de fabrica e o pior de tudo é q eu acho q apaguei akela parte de recuperação de sistema eu apaguei tudo msm...e agora oq eu faço pra restaurar as config. de fabrica???

Paulo da Vida Athos disse...

Lucas, qual é o modelo de seu Vaio?

Lucas Oliveira disse...

o modelo é pcg-71312l

Lucas Oliveira disse...

eu já procurei esse meu modelo la no suporte da sony + não encontrei...

Paulo da Vida Athos disse...

Lucas. Iniciando a caminhada. Baixe e leia primeiro o PDF desse link:

http://www.docs.sony.com/release/VPCEB1_series_safety.pdf


Seu modelo está nele.

A partir daí começa a caminhada.

Vou tentando descobrir mais até encontrarmos o caminho...

http://paulodavidaathos.blogspot.com/ disse...

seu modelo, no Brasil, corresponde a um desses que está neste link:

http://esupport.sony.com/BR/perl/model-find.pl?mdl=PCG-71211L&PRODTYPE=7,80,26,78,48,22,1,13,105,29,100,82,25,36,12,41,47,81,69,38,49,37,24,89,45,10,86,76,62

http://paulodavidaathos.blogspot.com/ disse...

http://esupport.sony.com/BR/perl/model-find.pl?mdl=PCG-71211L&PRODTYPE=7,80,26,78,48,22,1,13,105,29,100,8 ..

Ana Paula Ribeiro disse...

E se eu já tiver formatado e instalado um windows 7 falso, tem como voltar para as configurações de fábrica Quero muuuuito voltar, pois perdi muita coisa que só a Vaio tem, como o Media Gallery e outros..
Agradeço desde já pela atenção.

Paulo da Vida Athos disse...

Paula, siga o recomendado acima. Creio que dará certo. Depois, nos informe.

Turma E disse...

e necessaria internet para fazer a rstauracao?

Piero disse...

Eu preciso formatar o PC antes de fazer o procedimento do F10 ? Ou com o procediemento o PC se formata sózinho?

Piero disse...

Eu preciso formatar o PC antes de fazer o procedimento do F10 ? Ou com o procediemento o PC se formata sózinho?

Paulo da Vida Athos disse...

Formata sozinho. Nunca formate um HD de Vaio sem ter completo conhecimento sobre o assunto.

Paulo da Vida Athos disse...

Turma, desculpe a demora. Não, não precisa da internet para a restauração. Precisará depois, para atualizações.

Camila disse...

Tô com o mesmo problema da Ana aí em cima. Instalaram um outro windows no meu vaio e eu queria muito que ele voltasse as configurações de fábrica. Vou tentar seguir os precedimentos que vocês sugeriram no blog. Depois falo o resultado. Mas de qualquer forma, obrigada pelas dicas.

Camila disse...

Tô com o mesmo problema da Ana aí em cima. Instalaram um outro windows no meu vaio e eu queria muito que ele voltasse as configurações de fábrica. Vou tentar seguir os precedimentos que vocês sugeriram no blog. Depois falo o resultado. Mas de qualquer forma, obrigada pelas dicas.

Paulo da Vida Athos disse...

Camila, espero que tenha êxito.

Anésia Pinheiro disse...

Adorei a ilustração!
Meu filho me deu seu notebook Vaio que passou por uma oficina, não sei o que lá fizeram, já percebi que tem uma página que dá opção de gravar CD ou DVD do sistema, posso começar por essa opção e depois formatar como faço com meu outro PC ou sigo a regra de F 10, ele está cheio de "porcarias" e receio excluir algo do sistema. Podem dar uma risadinha; tenho só" 77 anos e aprendi tudo internet...rs
Abs jovens, não desistam!!!

Paulo da Vida Athos disse...

F10 primeiro, seguindo as orientações anteriores. Caso näo de certo, só então tente outro caminho.

gatao disse...

amigo depois q eu coloco aperto f10 aparece uma tele que diz partiçao 3 e tem uma mensagem q diz NOEXECUT=progress onde coloco o testo que esta no blog e faço oq depois? desde ja agradeço.

gatao disse...

depois q eu eu teclo F10 oq eu faço? qual o proximo passo? desde ja agradeço

Paulo da Vida Athos disse...

Pelo que vc fala, a palavra NOEXECUT indica que seu HD foi formatado. o que pode ter apagado a partição onde se encontra os arquivos de recuperação. Nesse caso, não tem mais comno recuperar pelo modo de fábrica, usando F10.

Anônimo disse...

Ola Paulo, boa tarde.

Estou com problemas no meu Sony Vaio tambem.
A restauração nao funciona, ja tentei algumas vezes e da um erro dizendo que precisa entrar novamente na restauração. Virou um looping.
Usei Hirens Boot pra ver se encontra a HD e está la. Mas não sei como restaurar, ja que pela opção "normal" não está dando certo.
Alguma dica?
Brigadao

Enio Augusto disse...

E se apertando a tecla f10 não aparecer nada. Será que existe outra tela para isso. O meu é um modelo vpceb15fx.

Paulo da Vida Athos disse...

Leia todos os demais posts, além dessas informações não disponho de mais conhecimento, infelizmente.

Paulo da Vida Athos disse...

Ivan e Enio, boa tarde. Leiam todos os demais posts, além dessas informações não disponho de mais conhecimento, infelizmente.

gizelle disse...

Ola troquei o HD do meu vaio pcm120 AB e agora da system recovery e não inicia o q eu faco?

Paulo da Vida Athos disse...

Gisele (e essa é uma resposta que serve para todos): uma vez que seu HD é novo (ou quando é formatado), a partição que continha seu sistema de restauração não existe. O caminho é instalar o sistema operacional e, no seu. Aso, ir no link que postarei ao final, que é o link do suporte da Sony para seu modelo. Outros modelos, basta o interessado ir ao início da página de suporte e colocar o modelo. Lã, é só baixar os drivers, que são os programas de cada função que continuar instável após a instalação do Windows. O seu link, o link de seu modelo é:

http://esupport.sony.com/BR/p/model-home.pl?mdl=VPCM120AB&LOC=3#/manualsTab

Paulo da Vida Athos disse...

Para os demais modelos Sony Vaio eis a página de programas e drivers:

http://esupport.sony.com/BR/p/select-system.pl?DIRECTOR=DRIVER

Espero que ajude alguém.

Boa sorte a todos!

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...