quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dinamarca abre primeira clínica de distribuição gratuita de heroína do país


Local em Copenhague vai atender 300 dependentes em grau avançado. Associação criticou iniciativa, que obriga usuários a ir ao local diariamente.

A Dinamarca abriu nesta segunda-feira (22) em Copenhague sua primeira clínica de distribuição gratuita de heroína sob prescrição médica, após anos de debate, para ajudar um grupo de usuários com alto grau de dependência.

O país escandinavo une-se a Alemanha, Suíça, Holanda e Grã-Bretanha, que distribuem a droga a um número restrito de pessoas que continuam dependentes mesmo quando se submetem a terapias de substituição.

Em 2008, o Parlamento aprovou uma lei que autorizava a distribuição de heroína com receita médica.

Foto: AFP
Policial afegão acompanha queima de carregamento de ópio, a matéria prima da heroína, na cidade afegã de Herat, neste domingo (21). (Foto: AFP)

O programa é destinado a cerca de 300 pessoas (por volta de 1% dos usuários de drogas do país), para os quais a terapia com metadona não é suficiente.

"Nosso objetivo não é curar os viciados em heroína, mas sim ajudar os que não conseguem se contentar com a metadona proporcionando a eles heroína limpa, prevenindo doenças e evitando que caiam na criminalidade para conseguir" a droga, explicou à AFP Inger Nielsen, diretor da clínica.

A oferta de injeção intravenosa é para viciados em heroína "voluntários, enviados por um dos centros de desintoxicação com metadona" em Copenhague, segundo Nielsen.

Os voluntários serão, durante os primeiros 14 dias, tratados com metadona "para poder dosar a quantidade de heroína que eles devem receber", informou.

A associação de dependentes de drogas criticou esta iniciativa, que obriga as pessoas a irem ao centro duas vezes por dia para receberem suas doses.

"Isto equivale a viver como um zumbi, sem poder arranjar trabalho, estudar ou desfrutar de algum tempo livre", reclamou o presidente da associação, Joergen Kjaer.

Da AFP, em Copenhague

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...