terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Governo comemora o número: "Apenas" 5794 homicídsios no Rio de Janeiro em 2009


Rio registrou em 2009 a menor taxa de assassinatos dos últimos dez anos


RIO, 9 de fevereiro de 2010 - A taxa de homicídios no Estado do Rio no ano passado foi a menor em dez anos, apesar de o número absoluto ter aumentado 1,3% em 2009 em relação a 2008. A estatística do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgada nesta segunda-feira, mostra que o índice foi de 34,6 casos para cada cem mil habitantes em 2009, contra de 34,7 no ano anterior. No ano passado, o número total de homicídios dolosos no estado foi de 5.794, contra 5.717 em 2008. Para o subsecretário de Segurança, Roberto Sá, que participou da apresentação do levantamento, a taxa foi a menor em dez anos por dois fatores: os assassinatos tiveram queda de 8% no segundo semestre de 2009 (comparados com o mesmo período do ano anterior) e a população do estado registrou ligeiro crescimento.

- Queremos impor ao Rio taxas civilizadas de criminalidade, que no estado sempre estiveram em patamares elevados. E isso tem sido possível graças à metodologia de combate ao crime, que alia gestão e acompanhamento - garantiu Sá.

O secretaria de Segurança, José Mariano Beltrame, disse que não é hora de festejar a queda, mas de trabalhar para manter a política de gestão e controle que ele garantiu ser eficiente a médio e longo prazo. Para Beltrame, ações integradas de segurança foram fundamentais para a queda de índices importantes, como o de roubo e furto de automóveis, de latrocínio (roubo com assassinato) e de cadáveres encontrados.

- Não posso atribuir a queda a apenas uma medida, mas a muitas: quando falamos de homicídio, podemos dizer que a ação das Unidades de Polícia Pacificadora pode ter contribuído, tirando de circulação várias armas dos bandidos - afirmou Beltrame.

Fonte O Globo Online

Nota do Blog: Ainda publicaremos o número também dos "autos de resistência", que são as mortes provocadas quando supostamente alguém resiste a prisão.

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...