quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vinicius de Moraes, nosso poetinha, é promovido 30 anos depois


BRASÍLIA, 10 de fevereiro de 2010 - Trinta anos depois de sua morte, o diplomata cassado Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes vai virar embaixador. A Câmara aprovou nesta terça-feira a promoção do ex-servidor a ministro de primeira classe do Itamaraty, cargo mais alto da carreira diplomática. O ato reabilita a trajetória profissional do poeta Vinicius de Moraes, que foi perseguido pela ditadura militar e expulso do Ministério das Relações Exteriores em abril de 1969, com base no Ato Institucional n 5 (AI-5).

Redigido por amigos de Vinicius no Itamaraty, o texto da promoção passou três anos numa gaveta do Ministério do Planejamento. Foi finalmente enviado ao Congresso no fim de 2009, depois que uma reportagem do GLOBO revelou bastidores da demissão sumária do poeta . Documentos inéditos do Serviços Nacional de Informações (SNI) comprovaram que ele foi vigiado de perto por diversos órgãos de espionagem, incluindo a polícia da antiga Guanabara e o temido Centro de Informações da Marinha (Cenimar).

" A expulsão de Vinicius foi mais um ato de violência e arbítrio da ditadura "

- A expulsão de Vinicius foi mais um ato de violência e arbítrio da ditadura. Ele foi embaixador não só do Itamaraty, mas da cultura brasileira - disse a cineasta Suzana de Moraes, filha primogênita do poeta.

A homenagem foi aprovada num raro consenso entre governo e oposição, com discursos favoráveis de representantes dos principais partidos políticos. O único deputado a se manifestar contra a promoção foi o militar da reserva Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido por defender o golpe de 1964. Após a aprovação do texto no Senado, os dependentes de Vinicius terão direito a pensão correspondente ao topo da carreira do Itamaraty.

O poeta foi a vítima mais conhecida da Comissão de Investigação Sumária, que usou o AI-5 para investigar vidas privadas e expulsar diplomatas que o regime tachava de homossexuais, alcoólatras ou emocionalmente instáveis. Vinicius foi punido por sua vida boêmia, que desagradava à linha-dura da caserna. Apesar disso, os registros do Ministério das Relações Exteriores revelam que ele era considerado um diplomata exemplar e recebeu uma série de elogios por tarefas em nome do Brasil no exterior. O poeta morreu em julho de 1980, aos 66 anos.

A caça às bruxas no Itamaraty foi comandada pelo embaixador Antônio Cândido da Câmara Canto, aliado da ditadura que mais tarde apoiaria a derrubada do presidente chileno Salvador Allende, em 1973. No maior expurgo da história da diplomacia brasileira, foram cassados 44 servidores, sendo 13 diplomatas, oito oficiais de chancelaria e 23 funcionários administrativos. As demissões foram assinadas pelo chanceler Magalhães Pinto e pelo presidente Costa e Silva.

Nesta terça, o Itamaraty confirmou que passará a ter embaixadas em mais quatro países este ano: Albânia, na Europa; Chipre e Myanmar, na Ásia; e Serra Leoa, na África.


Fonte O Globo Online

Foto: O Globo

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...