sábado, 8 de janeiro de 2011

Sem o genérico, o Laboratório ASTRAZENECA DO BRASIL LTDA retira o SPLENDIL do mercado


Já sem o genérico Felodipino, o Laboratório ASTRAZENECA DO BRASIL LTDA retira o SPLENDIL do mercado sem explicações: um crime contra a saúde pública!


Tive uma longa conversa com o Tonhão, que estava pau da vida. E tinha razão, eu acho. Afinal, é o dele quer está na reta e, como se diz, pimenta no olho dos outros é refresco. Mas vou relatar o que ele me contou para que cada um tire sua conclusão.

“-É, meu irmão... pobre tem mais que se foder mesmo”, começou assim do nada, entre uma olhada no copo de sua cervejinha e outra para a bunda da morena que passava, a revelação de sua indignação. E continuou sem esperar nada de mim, “a porra dos laboratórios mandam nessa merda e um dia vou perguntar pra ele se quando fodem eles beijam, porque vou pedir pra darem doiszinhos aqui na minha nuca por que tão me fodendo há muito tempo, e agora, da duro de aturar”.

Mas o que que houve , negão? (posso trata-lo assim, pois somos do tempo em que não existia racismo no Brasil e esse tratamento carinhoso, tão carinhoso quanto chamar alguém querido de “seu puto, vem cá me dar um abraço”, era natural e revelava intimidade e amizade entre os interlocutores e nenhum receio de patrulha ideológica).

Então ele me contou o que aqui reduzo a termos menos impuros e mais aceitáveis para as pessoas de fino trato.

O laboratório ASTRAZENECA DO BRASIL LTDA é o fornecedor do medicamento SPLENDIL, que tem dosagens de 2,5mg, 5mg e 10mg. Um medicamento hipertensivo.

O princípio ativo do medicamento é o FELODIPINO. Durante alguns o FELODIPINO, que estava na lista dos genéricos do Ministério da Saúde, aliviava um pouco o bolso do consumidor-obrigado pela patologia crônica da hipertensão.

Aos poucos o genérico FELODIPINO foi desaparecendo do mercado, até que somente ficou o SPLENDIL. Não tinha saída e, mesmo caro, recorria-se a ele (falo no plural pois são milhares que usam o tal medicamento), não tinha outra maneira. Aquele papo de “se ficar o bicho come”.

Há cerca de 2 (dois) meses no entanto foi ficando difícil encontrar o SPLENDIL, de qualquer dosagem, nas farmácias. Tal como ocorreu com o genérico, foi desaparecendo aos poucos das farmácias até que: desapareceu por completo.

Não por duvidar de Tonhão, sujeito nobre e justo, por curiosidade liguei para 56 farmácias na zona sul do Rio, principalmente Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico: e, nada! Apenas informam que o laboratório não está fornecendo o produto. Assim, sem maiores explicações.

Como Tonhão, alguns milhares de hipertensos apenas se adaptaram a esse medicamento. A pergunta é: o que fazer?

Os laboratórios, sem prévio aviso, retiraram de produção o genérico do SPLENDIL, chamado FELODIPINO, e como disse, agora, o ASTRAZENECA DO BRASIL LTDA retirou o próprio SPLENDIL (de todas as dosagens, também sem prévio aviso). Tipo “que se dane o avião, não sou o piloto”. Nem uma farmácia tem em qualquer apresentação, nem de 2,5, 5, ou de 10mg. Um absurdo.

Creio que o Ministério da Saúde do Governo Dilma não deixará barato. Para mim, isso é crime contra a saúde pública e contra a vida de um número não avaliável de pessoas. Coisa para a qual o Ministério Público Federal, sempre diligente, e a OAB Federal, devem denunciar de imediato.

O Governo não pode cruzar os braços. Pelo Tonhão e por milhares de “tonhões” que estão sendo desrespeitados como consumidores e cidadãos... além de terem suas vidas sido colocadas em risco.

Basta de abuso por parte dos laboratórios contra o povo brasileiro e conta as pessoas que aqui vivem.

Justiça, neles!

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...