quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Olorum ou Zambi



 Os negros sempre foram monoteístas.



Os negros seempre foram monoteístas, como pooderão observar em simples consulta na internete.  No caso, já na primeira página do Google, um link levou-me para a Wikpédia.  Não encontrei nada mais sintetizado para o tema. Em tempo, forças da natureza, os Orixás são vindos de Deus, mas não são Deus.  Leiam o excerto abaixo:





"Na tradicional religião yorùbá e nas afrodescentes, o Ser Supremo é Olódùmarè[1] que vive numa dimensão "paralela" a nossa, conhecida por òrun. Por isso também aclamado de Olórun, Senhor do Òrun, é o Criador do Òrun e do Àiyé, o universo conhecido e ou ainda desconhecido por nós. É o Ser Superior e Criador dos Òrìsà e do Homem.[2]

Embora reconhecido e louvado como o Ser Supremo, para Ele não existe culto direto e nem templo individual. De acordo com os mitos da criação yorùbá, ele delega poderes aos Òrìsà, principalmente a Òrínsànlá, (o grande òrìsà funfun) o primeiro a ser criado, também chamado de Òrìsà-nlá e principalmente de Obàtálá, em terras yorùbá.

Kosi oba kan afi Olórun (Não há um rei maior que Olórun)."

Já para o povo do Santo que é de raiz da nação Angola, temos uma outra denominação para a palavra Deus:
 
"Nzambi (Zambi) ou Nzambi Mpungu (Zambiapongo) - O deus supremo e criador nos candomblés de Nação Angola, equivalente à Olorun do Candomblé Ketu.

Acima de tudo está Nzambi Mpungu[1] (um dos seus títulos) Deus criador de todas as coisas. Alguns povos bantu chamam Deus de Sukula outros de Kalunga[2] e outros nomes ainda associam-se a estes.

O Culto a Nzambi não tem forma nem altar próprio. Só em situações extremas eles rezam e invocam Nzambi, geralmente fora das aldeias, em beira de rios, embaixo de árvores, ao redor de fogueiras. Não tem representação física, pois os Bantu o concebe como o incriado, o que representa-lo seria um sacrilégio, uma vez que Ele não tem forma.

No final de todo ritual Nzambi é louvado, pois Nzambi é o princípio e o fim de tudo."

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...