domingo, 19 de janeiro de 2014

Oração para Oxossi


Oração para Oxossi*


Oxossi é aquele que está à frente em minhas caminhadas e tem sob seus olhos, ao mesmo tempo, os pés onde piso, meu lado esquerdo e meu lado direito, a minha retaguarda, e me cobre com seu manto protetor; aquele que me aconselha através ventos que sopram e da lua que ascende ao céu; nada escapa ao seu olhar, nem a velocidade do pensamento.


Oxossi com seu amor infinito e profundo de Pai, coloca minha vida na clareira existente em seu imenso coração de amor, onde só Ele conhece o caminho, onde ninguém pode me atingir: nem com palavras, nem com pensamentos, nem com obras.



Oxossi mantém vigilante proteção sob minha vida, de meus familiares, parentes, amigos, e a de todos que me amam ou vivem em meu amor.


Nada lhe escapa, nada dele se esconde, seja na terra onde seus pés conhecem cada pedaço, seja no fundo dos mares e oceanos, onde conta com Olokum, seu pai, e sua mãe, Iemanjá.

Nunca deixa faltar nada em minha mesa ou em minha vida: nem comida e alegria, nem cura e coragem, nem paz e amor.

Oxossi é aquele que ama seus filhos e luta por eles suas guerras; quando penso em pegar em armas sua flecha já cortou o céu e atravessou o coração do inimigo que ia se alimentar de minha dor.

Oxossi é Pai-Amor, é todo amor para com seus filhos: sou o menor dos pequeninos mas, por ser seu filho sou rei, ele me quer rei, me faz rei, e cuida de meu reino contra a inveja, a maldade, as pragas e as tempestades.

Oxossi faz isso porque o reino maior de meu Pai são seus filhos.

Ao Povo do Santo: okolofé, mucuiú, motumbá, saravá!

David de Oxossi (Paulo R. de A. David)


*Dia 20 de Janeiro, é Dia de Oxossi

(Reproduzo abaixo, conhecida tradicionalmente pelo Povo do Santo, um de seus orikis, uma de suas orações)

"ORÍKÍ 
Òsóòwósì…Awo òde ìjà pìtìpà 
Omo ìyá Ògún Oníré 
Òsóòsì gbá mi´o 
Orìs´`a a dpi nà má yà 
Ode tí nje orì eran 
Eléwà òsòòsò 
Orìsà tí ngbélé imò 
gbé ilé ewé 
A bi àwo lóló. 
Òsóòsì kí nwo igbó 
kí igbó má mì tìtì 
Ofà ní mógàfí ìbon 
O ta ofà sí iná 
Iná kú pirá 
O tá ofà sí inà 
iná kú pirá 
O tá ofà sí Òorun, 
òorún rè wèsè 
Ogbàgbà tí ngbá omo rè. 
oní Mànrìwò pákó 
Ode bàbá ò! 
Ode ojú ogun, 
o fí ofà kan soso pa igbá ènìyàn 
O dé nú igbó, 
o fí ofà kan soso pá igbá erankó 
A wo eran pá sí ojúbo Ògùn lákayé, 
má wo mí pá ó 
Má sí fì ofà owo rè dá mí lóró. 
Ode ò ! Ode ò! 
Òsóòsì ní nbá ode inú igbó jà 
wípé kí ode igbó rè 
Òsóòsì aloró tí nbá oba ségun 
o bá Ajé jà, o ségun 
Òsóòwósì ò ! Má bà mí jà o! 
Ogun ní o bá mí se o 
Bí o bá nbò láti oko 
Kí o rè ìréré ìdí rè 
Má gbágbé mí o , 
Ode ò ! bàbá mi kí ngbàgbé omo"

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...